Banner Animado

Prefeita Débora acompanha a 6ª edição do PedaLauro junto a cerca de 3 mil ciclistas

A manhã deste domingo (16/8) foi marcada por esporte, lazer e movimentação econômica em Lauro de Freitas. A prefeita Débora Regis acompanhou a 6ª edição do PedaLauro, que reuniu cerca de 3 mil pessoas, representando 35 grupos de ciclismo, em um grande passeio pelas ruas da cidade. Realizado pelo Grupo Carcará Bike Club, com apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio de Secretaria de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), o evento teve concentração e chegada no Ginásio Municipal de Esportes e contou com participantes de Lauro de Freitas e de outros municípios.

Antes de encarar o percurso de, aproximadamente, 28 quilômetros, os ciclistas foram recebidos com um café da manhã reforçado para garantir energia para a atividade. O espaço contou com degustações e ativações de parceiros, além da comercialização de produtos de empreendedores locais, em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Inovação Tecnológica, Trabalho e Renda (SEMDET), fortalecendo a geração de renda durante o evento. A ação também teve caráter solidário, com a doação de 1 kg de alimento não perecível pelos participantes.

Para a prefeita Débora Régis, o PedaLauro demonstra como o esporte pode contribuir para diferentes áreas e fortalecer a economia local. “O PedaLauro chega à sua sexta edição mostrando a força que o esporte tem para reunir pessoas e movimentar a nossa cidade. Recebemos ciclistas de outros municípios, pessoas que chegam antes, se hospedam, consomem no comércio e conhecem Lauro de Freitas. Queremos que todos encontrem aqui uma cidade acolhedora, que valoriza o esporte, o turismo, os nossos empreendedores e recebe muito bem quem vem nos visitar. É uma alegria ver um evento que nasceu na cidade crescer dessa forma e contar com o apoio da nossa gestão”, comemorou.

O vice-prefeito e secretário da SECULJE, Mateus Reis, ressaltou o mesmo sentimento de orgulho pelo sucesso do PedaLauro e destacou a importância de apoiar iniciativas que incentivam hábitos saudáveis e, ao mesmo tempo, geram oportunidades. “Quando apoiamos um evento como o PedaLauro, estamos falando de muito mais do que ciclismo. Estamos incentivando saúde, lazer, convivência, turismo e geração de renda. É muito positivo ver pessoas de outras cidades vindo participar e encontrando Lauro de Freitas preparada para recebê-las. A gestão acredita no esporte como ferramenta de transformação e seguirá fortalecendo iniciativas como esta”, afirmou.

A programação também contou com a presença de secretários municipais, vereadores e demais representantes do poder público, que acompanharam as atividades ao longo da manhã.

Referência em cicloturismo

Um dos organizadores do tradicional evento de cicloturismo, o presidente do Grupo Carcará Bike Club, Júnior Carcará, comemorou o crescimento do PedaLauro ao longo dos anos. Segundo ele, a iniciativa começou como uma aposta e se consolidou no calendário esportivo, atraindo participantes de diferentes localidades.

“Esse é o sexto ano do PedaLauro e o quinto realizado aqui no Ginásio. No início foi uma aposta, mas o evento começou a crescer e nesta edição, temo 35 grupos de ciclismo participam da programação, reunindo cerca de 3 mil pessoas, consolidando o evento no calendário esportivo do município. Hoje temos a parceria da Prefeitura e, nesta gestão, recebemos ainda mais apoio. O objetivo é incentivar as pessoas que estão paradas a começar a pedalar e, ao mesmo tempo, gerar renda e movimentar a cidade. Temos pessoas que chegam em caravanas, ficam em hotéis e consomem aqui. Então, o PedaLauro movimenta turismo, economia, saúde e esporte”, explicou.

Reconhecimento nacional

O organizador também destacou o reconhecimento conquistado pelo evento com o recebimento do Selo Bicicleta Brasil. “Por conta da organização do PedaLauro, recebemos um certificado federal do Ministério das Cidades e ficamos entre os 20 colocados nacionalmente. É um reconhecimento muito importante para um evento que nasceu aqui e vem crescendo a cada edição”, completou.

O Selo Bicicleta Brasil é um reconhecimento oficial do Governo Federal, gerido pelo Ministério das Cidades por meio da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana. Ele valoriza e divulga boas práticas de prefeituras, empresas e organizações que incentivam o uso da bicicleta como meio de transporte e mobilidade urbana sustentável.

Percurso por toda a cidade

O passeio percorreu importantes vias e localidades de Lauro de Freitas. Saindo do Ginásio Municipal de Esportes, os ciclistas passaram pela Rua São Cristóvão em direção ao Largo do Caranguejo, seguindo pela Avenida Fortaleza, Avenida Santos Dumont e Rua Dr. Gerino de Souza Filho até a Rua 15 de Janeiro. Depois, o grupo seguiu pela Avenida Baixa Grande, antiga Jaime Vieira Lima, em direção à Rotatória de Vida Nova.

O trajeto passou ainda pela Escola Dr. Djalma Ramos e pela Unidade de Saúde da Família (USF) Vida Nova/Caji, na Avenida Santo Amaro de Ipitanga, seguindo em direção ao Haras Santa Bárbara e à Reserva Indígena Thá-Fene, no Jardim Castelão. De lá, os participantes seguiram pela Rua Kombo, no sentido Bambuzal, retornando à Rua Dr. Gerino de Souza Filho.

Na etapa final, os ciclistas percorreram a Avenida Santos Dumont, passando pelo Parque Shopping Bahia, e seguiram pela Avenida Luiz Tarquínio Pontes. O passeio passou ainda pela Feirinha de Lauro, no Centro, e pela Paróquia Santo Amaro de Ipitanga, na Praça João Thiago dos Santos, antes do retorno ao Ginásio Municipal de Esportes.

A programação do PedaLauro terminou em clima de festa, com show do cantor Tchelo Araújo. Artista da cidade, ele animou o público após a chegada dos ciclistas e encerrou a sexta edição do passeio com muita música.

Após acompanhar o PedaLauro, a prefeita Débora Régis deu continuidade à agenda esportiva deste domingo e prestigiou o Campeonato Internacional de Jiu-Jitsu, também realizado no Ginásio Municipal de Esportes, reforçando uma manhã dedicada a diferentes modalidades e ao incentivo à prática esportiva em Lauro de Freitas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *