Prefeita Débora Regis realiza visita técnica à Creche Casulo Vovó Ana e anuncia melhorias estruturais
A prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, realizou, na manhã desta sexta-feira (30/1), uma visita técnica às instalações da Creche Casulo Vovó Ana, pertencente ao terreiro de candomblé Ilé À?? Opó Aganjú, localizado na comunidade da Vila Praiana. A agenda contou com a participação integrada das secretarias municipais de Educação, Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos, com o objetivo de conhecer o espaço e avaliar a viabilidade de melhorias estruturais na unidade.
Durante o encontro com lideranças religiosas e representantes da comunidade, a gestora municipal destacou a intenção da prefeitura de manter o funcionamento das atividades da creche no local. “Nosso compromisso é oferecer o melhor para todas as crianças. Estamos pensando na ampliação dos espaços, na criação de novas salas e em melhorias estruturais, como cozinha e mobiliário, para garantir mais conforto, acolhimento e qualidade no atendimento. Cada intervenção aqui tem um propósito: fortalecer o sentimento de pertencimento e proporcionar um ambiente mais digno, seguro e estimulante para o desenvolvimento das crianças”, afirmou a prefeita Débora.
A gestora da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Tamires Andrade, ressaltou a importância da parceria intersetorial para o fortalecimento do projeto. “Somos uma rede de apoio quando se trata do bem-estar da população. Reconhecemos a relevância do trabalho desenvolvido pela Creche Vovó Ana e não vamos medir esforços para ampliar a oferta de vagas e aprimorar a estrutura física, incluindo a implantação de refeitório e a qualificação dos espaços já existentes. Trabalhamos com a transversalidade justamente para agregar serviços, e hoje estão aqui pastas estratégicas para fortalecer esse equipamento”, destacou.
A equipe técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos realizou o mapeamento completo do espaço, assegurando que todos os pontos fossem avaliados. De acordo com a secretária da pasta, Joselene Cardim, as intervenções terão início imediato. “Por determinação da prefeita, vamos iniciar uma série de melhorias importantes para esta comunidade e para a creche. A gestão, em parceria com a Educação, atuará de forma integrada para qualificar a edificação e todo o entorno, com serviços de manutenção interna, poda de árvores, melhoria da iluminação pública e requalificação das calçadas, garantindo mais segurança, acessibilidade e conforto para moradores, estudantes e trabalhadores da unidade”, explicou.
Recepcionando e acompanhando a visita, a presidente da associação comunitária, Geisiane de Paula, destacou a importância da presença da gestão municipal. “Foi muito importante a vinda da prefeita para conhecer o nosso espaço. A comunidade está muito feliz e agradecida. O retorno das atividades da creche representa muito para todos nós. São 39 anos de história, um legado deixado pela minha bisavó. A reabertura é fundamental não apenas para esta casa, mas também para as mães da comunidade e do entorno que confiam seus filhos a esse espaço. Saber que podemos contar com a prefeitura e que nossas demandas serão atendidas é muito positivo para todos”, afirmou.
Além das áreas de educação e infraestrutura, a programação da visita também contemplou ações na área da saúde. A coordenadora da Área Técnica de Saúde da População Negra e Quilombola da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), Suzani Souza, explicou a atuação da pasta no território. “A secretaria atua implementando a Política Municipal de Saúde Integral da População Negra e Quilombola, que é lei no município. Por meio do programa Certifica Terreiro, desenvolvemos ações de orientação em boas práticas de saúde e certificamos o espaço como território de saúde afro-referenciado. A iniciativa aproxima os serviços de saúde da comunidade, reduz barreiras de acesso e fortalece o cuidado integral, além de contribuir para o enfrentamento da intolerância e do racismo religioso”, concluiu.
A visita reforça o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a valorização da diversidade cultural, o fortalecimento das políticas públicas inclusivas e a garantia de um atendimento digno e de qualidade às crianças e às famílias das comunidades tradicionais.






