Lauro de Freitas: Animal foi encontrado sem vida com sinais de violência; suspeita foi conduzida à delegacia pela Coppa
Por LÉO DE TOPÓ
Uma mulher foi presa nesta segunda-feira (26), suspeita de envolvimento na morte de um cachorro no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador. A prisão foi realizada por guarnições da Companhia Independente de Polícia de Proteção Ambiental (Coppa), após denúncia anônima de maus-tratos contra animal.
Veja também: Incêndio destrói apartamento de influenciadora baiana e causa alvoroço em Lauro de Freitas
De acordo com a Polícia Militar, os agentes intensificaram o patrulhamento na Rua Alfredo Magalhães depois de receberem a informação. Ao chegarem ao local, os policiais confirmaram a veracidade da denúncia. Um cão foi encontrado sem vida, apresentando sinais evidentes de violência pelo corpo.
Diante da situação, a suspeita foi detida e conduzida à Delegacia da Polícia Civil, onde a ocorrência foi registrada e as medidas legais adotadas.
O crime de maus-tratos a animais está previsto no artigo 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais. A legislação estabelece pena de detenção e multa para quem praticar atos de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais.
Com a alteração recente da lei, quando o crime envolve cães ou gatos, a pena pode chegar a reclusão de 2 a 5 anos, além de multa e proibição da guarda de animais. Caso resulte na morte do animal, a pena pode ser aumentada de um sexto a um terço.
A Polícia reforça a importância das denúncias anônimas em casos de maus-tratos a animais, que podem ser feitas por meio do 190 ou aos órgãos ambientais competentes. A ação rápida foi fundamental para a identificação do crime e a condução da suspeita. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.
