Prefeita Débora Regis integra discussões nacionais sobre meio ambiente e COP 30 no 2º dia da Reunião da FNP
Dando continuidade à sua participação na 88ª Reunião Geral da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), que acontece no Rio de Janeiro, a prefeita de Lauro de Freitas, Débora Regis, esteve presente nesta terça-feira (4/11) no segundo dia de atividades, marcado por debates estratégicos voltados ao Fórum de Líderes da Conferência do Clima da ONU (COP 30).
O encontro reuniu gestores de todo o país em torno da elaboração de uma carta conjunta, que será encaminhada à conferência a ser realizada em Belém, no Pará. Durante o fórum, a prefeita Débora Regis e o vice-prefeito Mateus Reis participaram ativamente das discussões, reforçando o compromisso do município com políticas públicas voltadas à sustentabilidade, à adaptação climática e ao desenvolvimento urbano inclusivo.
“As cidades estão na linha de frente dos impactos climáticos e sociais. Este é o momento de unirmos esforços e apresentarmos uma agenda municipal forte e articulada para a COP 30, garantindo que as políticas globais de clima considerem as realidades locais”, destacou Débora.
A gestora também apresentou ações ambientais desenvolvidas em Lauro de Freitas, como a criação e estruturação de áreas protegidas, a exemplo do Parque Ecológico de Ipitanga; projetos de revegetação de margens de rios e Áreas de Preservação Permanente (APPs); obras de drenagem pluvial; e o programa Pavimenta Lauro, entre outras iniciativas que fortalecem a agenda ambiental do município.
Entre os painéis temáticos do dia, destacaram-se temas como: Gestão e Parcerias; Tendências e desafios das emendas parlamentares; Inclusão produtiva nas regiões metropolitanas; Adaptação climática e planejamento urbano sensível às águas; Governança climática multinível; Mobilidade urbana; Reforma tributária e os municípios; além de informes sobre Imposto de Renda de Pessoas Físicas (IRPF), precatórios e agenda legislativa.
Sob a mediação do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, o fórum contou ainda com a presença dos prefeitos Bruno Reis, de Salvador; Sebastião Melo, de Porto Alegre; Topázio Neto, de Florianópolis; e Tião Bocalom, Rio Branco; que lideraram painéis e compartilharam experiências sobre gestão municipal, inovação e governança climática.


