Com grande público e presença da prefeita Débora Regis, Jornada Pedagógica 2026 marca o início do ano letivo municipal

O maior e mais expressivo evento da educação de Lauro de Freitas teve início nesta terça-feira (3/2), no Galpão do Parque Shopping Bahia, com a realização da Jornada Pedagógica 2026. A iniciativa foi promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), e marcou oficialmente a abertura do ano letivo da Rede Pública Municipal de Ensino.

O evento reuniu cerca de 1.500 participantes, entre professores, gestores escolares, acadêmicos, estudantes, pais e representantes de instituições parceiras, consolidando-se como um importante espaço de acolhimento, formação continuada, diálogo e fortalecimento das políticas públicas educacionais do município.

A programação teve início com apresentações culturais que recepcionaram o público. O saxofonista Cassiano Faleta deu as boas-vindas aos participantes com um repertório instrumental de Música Popular Brasileira (MPB). Em seguida, crianças da Escola Municipal Tia Lúcia, do bairro de Portão, integrantes do Pontinho de Cultura do Grupo Bankoma, emocionaram os presentes com uma apresentação de dança marcada pela valorização cultural e identitária. Estudantes da rede municipal também participaram com a recitação de poemas e versos.

Prestigiou o evento a prefeita do município, Débora Regis, que acompanhou toda a dinâmica formativa da jornada e, em sua fala, relembrou que foi estudante de escola pública, destacando a importância dos educadores na formação das crianças. “Ser um educador é assumir, todos os dias, o compromisso com a aprendizagem e a transformação social. É compreender que cada ação em sala de aula contribui diretamente para o futuro dos nossos estudantes e da sociedade. Hoje, posso reconhecer aqui educadores de excelência que fazem parte do nosso corpo técnico da educação municipal e desenvolvem um excelente trabalho. Parabéns!”, afirmou a prefeita.

Entre os destaques da programação, os organizadores trouxeram como convidada Ana Sueli Teixeira de Pinho, doutora e mestre em Educação, especialista em formação de professores, alfabetização, gestão educacional, educação infantil e inovação pedagógica. Em sua palestra, a educadora abordou o tema “Educar como ato de presença, justiça e transformação social”, promovendo reflexões sobre o papel da escola pública na construção de uma sociedade mais equitativa, inclusiva e comprometida com o direito à aprendizagem.

“Minha fala trouxe a educação como um estado de presença. O início do ano letivo é uma oportunidade de recomeçar a partir da escuta sensível do que foi vivido, para construir um percurso escolar mais significativo. A Jornada Pedagógica é, acima de tudo, um espaço de acolhimento, porque só professores acolhidos conseguem acolher seus estudantes”, destacou a educadora.

Durante a Jornada Pedagógica 2026, foi apresentado ao público o Pacto pela Educação, instituído por meio de Decreto Municipal. A iniciativa cria uma política pública permanente, estruturante, intersetorial e orientada por evidências, com foco no acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica. O Pacto define eixos estratégicos como alfabetização na idade certa, educação antirracista, evasão escolar zero, com a criação do Selo Evasão Zero, fortalecimento da Educação de Jovens e Adultos com bolsa de incentivo, garantia de kit escolar e fardamento, educação inclusiva e integração da educação com esporte e cultura.

A secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, destacou a importância da Jornada Pedagógica no calendário educacional do município e a consolidação do Pacto pela Educação. “A Jornada é um momento estratégico de escuta, alinhamento e fortalecimento das nossas práticas educacionais. É aqui que reafirmamos o compromisso com uma educação pública inclusiva, equitativa e de qualidade, centrada na valorização dos profissionais da educação e no cuidado com cada estudante da rede municipal. Hoje, demos um passo muito importante na história de Lauro de Freitas ao assinarmos um Pacto que prevê, em suas ações, aprendizagens significativas e o respeito às diferentes realidades”, ressaltou.

A professora alfabetizadora Vanessa Gnante também compartilhou sua impressão sobre o evento. “A Jornada Pedagógica marca o início de um ano letivo focado na alfabetização na idade certa, que é a base da aprendizagem. Esse alinhamento fortalece o trabalho dos professores e contribui diretamente para melhores resultados com os estudantes. Estou muito contente com a iniciativa”, afirmou.

Ainda durante o evento, foi apresentado aos participantes o novo fardamento escolar 2026 da rede municipal de ensino. Desenvolvido com foco no conforto, na durabilidade e na identidade visual dos estudantes, o novo uniforme conta com tecido leve e resistente.

Também prestigiaram o evento a reitora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), campus Lauro de Freitas, Maria Helena Amorim; o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal (ASPROLF), Valdir Silva; o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Marcos Felipe; o vereador Fábio Carvalho, representando a Câmara Municipal de Vereadores; o secretário da Casa Civil, Marcelo Abreu; e o subsecretário Vanilson Luz.

A Jornada Pedagógica 2026 finalizou sua primeira etapa com um show da banda Amor.Com. Os diálogos seguem para as unidades escolares da rede municipal nos dias 4, 5 e 6 de fevereiro, quando professores, coordenadores pedagógicos, profissionais não docentes e gestores escolares se reúnem para dialogar e planejar as ações educativas do ano letivo.

  

  

  

  

  

  

  

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *