Terminal Mãe Mirinha recebe ato pelo Dia da Consciência Negra nesta quarta (19)

A Prefeitura de Lauro de Freitas realizará, nesta quarta-feira (19/11), em Portão, um ato solene em homenagem ao 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra. O encontro está marcado para as 14h, no Centro de Cultura Afro-Brasileira Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, na Avenida Santos Dumont, conhecida como Estrada do Coco. Um dos momentos mais simbólicos da programação será a tradicional amarração dos ojás. Este ato representa uma reafirmação de fé, ancestralidade e resistência, simbolizando a beleza e o orgulho negro.

O evento, que celebra a luta por direitos, o reconhecimento da cultura e a história afro-brasileira no município, é direcionado à população negra, povos de terreiros, movimentos sociais, lideranças comunitárias e servidores. A ação é uma iniciativa da Secretaria Municipal da Mulher, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), através da Superintendência de Promoção da Igualdade Racial, em parceria com o Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial (SUPPIR).

O evento valoriza as tradições de matriz africana, fundamentais para a identidade cultural baiana e de Lauro de Freitas. O Dia da Consciência Negra é feriado nacional e representa não apenas à memória, mas o compromisso coletivo de construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *