Corrida da Igualdade em Lauro de Freitas reúne atletas e marca o encerramento do Novembro Negro

Encerrando com chave de ouro as ações do Novembro Negro no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas realizou neste domingo (30/11), a primeira edição da Corrida da Igualdade, reunindo milhares de atletas que fizeram o percurso de 5km na corrida e 1,5km na caminhada, saindo do Ginásio Municipal de Esportes, passando pela região do Centro da cidade.

Participando da corrida, a prefeita Débora Regis comemorou a realização de mais uma corrida, e falou da importância da campanha do Novembro Negro. “Nós estamos finalizando o mês de novembro onde tivemos diversas atividades e ações do Novembro Negro, e estamos concluindo com maestria, com esta grande corrida histórica. Aproveito para ressaltar a importância de continuar lutando por uma cidade mais justa e igualitária, que possamos tirar o preconceito e o racismo das nossas vidas”, finalizou a gestora, que fez todo o percurso de 5km.

O primeiro a cruzar a linha de chegada foi o atleta Alan de Jesus, que terminou a corrida com o tempo de 15 minutos (min) e 30 segundos (s). “Eu sou de Salvador, e não conhecia o trajeto, tive que estudar a prova, apertei um pouco no decorrer, mas deu tudo certo, e consegui”, disse o corredor, que foi seguido por Felipe Souza, que completou a prova em 15 min e 40s. Já na caminhada de 1,5km, a primeira a chegar foi Elenilza Gomes.

Entre os corredores estava Rangel Nascimento, de 16 anos, morador do Quingoma que participou da sua primeira corrida. “É minha primeira corrida, e eu estava muito ansioso, porque sei de como é bom praticar atividade física, já que desde cedo podemos cuidar da nossa saúde”, destacou o estudante.

Já Elísio Franco, de 30 anos, salientou a importância da atividade para a vida das pessoas. “Sempre que a prefeitura faz uma corrida eu participo, porque de um lado é bom que incentiva o esporte, de outro traz a inclusão de pessoas com várias idades, crianças, adultos, idosos, e isso é muito gratificante”, disse.

Por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (SECULJE), a corrida se consolidou como um sucesso em Lauro de Freitas. “O que a gente ver, é o esporte acontecendo em todo canto da cidade, trazendo saúde, lazer e vida”, disse o gestor da pasta e vice-prefeito, Mateus Reis. Também presente, a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Políticas Afirmativas, Direitos Humanos e Promoção da Igualdade Racial (SEMPADHIR), Margeoire Neves, falou da importância de unir o esporte e a ação capitaneada pela sua pasta. “É muito salutar por finalizar o Novembro Negro com uma atividade esportiva, porque podemos ver tantas pessoas correndo e caminhando por essa causa, isso nos enche de orgulho”, sinalizou.

Durante o evento, os participantes puderam contar com postos de hidratação ao longo do trajeto, equipe de apoio, segurança e uma equipe de saúde com ambulância posicionada em pontos estratégicos, além de serviços de aferição de pressão arterial, medição de glicemia, e ainda sessão de massagem. Ao final do percurso, todos os atletas receberam medalha de participação.

O evento, que simboliza o compromisso da gestão municipal com a promoção do respeito, da diversidade e da equidade social por meio do esporte, também contou com o apoio de diversas secretarias da gestão de Lauro de Freitas, além do apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *