Escola Enock Amaral de Lauro de Freitas é premiada em concurso nacional
A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), celebra mais uma conquista para a rede municipal de ensino: a Escola Municipal Enock Amaral foi a única instituição da região Nordeste a ser contemplada com o Prêmio Escolas Baseadas na Natureza, promovido pelo Instituto Motiva, em parceria com os institutos Alana e Crescer. O reconhecimento nacional garante R$ 100 mil reais em investimentos para a requalificação da área externa da escola, criação de espaços de convivência e práticas sustentáveis, como horta e áreas de brincar ao ar livre.
A unidade de ensino foi selecionada entre centenas de instituições de todo o país com o projeto “Entre Raízes e Rios: Reconectando as Infâncias e os Territórios”, que propõe transformar o espaço escolar em um ambiente naturalizado e interativo, incentivando o brincar, o contato com o território e o desenvolvimento integral das crianças. A secretária de Educação, Tamires Andrade, celebrou o feito e destacou o caráter transformador do projeto para a educação pública de Lauro de Freitas.
“Essa conquista representa o quanto a nossa rede está comprometida com uma educação inovadora e humanizada. O Projeto da Escola Enock Amaral é uma inspiração para todos nós, porque traz a natureza para o centro do aprendizado e valoriza o protagonismo das crianças. É motivo de orgulho ver uma das nossas escolas se destacando nacionalmente, mostrando que Lauro de Freitas é referência em práticas educativas sustentáveis e inclusivas”, disse a gestora da pasta.
Vânia Pessoa, coordenadora pedagógica e uma das autoras do projeto, destacou o caráter transformador da iniciativa. “O projeto é uma proposta de educação ambiental pautada no desemparedamento da infância, na perspectiva do brincar e da reconexão. A bonificação será destinada à requalificação da área externa, criando um espaço de convivência. As crianças desenharam seus sonhos, os professores contribuíram com ideias e os arquitetos vieram até aqui para desenvolver o projeto junto conosco. É um orgulho ainda maior saber que somos a única escola premiada do Norte e Nordeste”, disse Vânia.
Na Enock Amaral, a equipe pedagógica fez um diagnostico da realidade das crianças, que hoje estão emparedadas, sem acesso à rua e ao brincar livre. Nesse sentido a escrita do projeto se deu com essa realidade e logrou êxito entre as inúmeras propostas apresentadas. A intenção é devolver as condições de liberdade e a alegria de estar ao ar livre.
Virna Cesalli, pedagoga e coautora do projeto, reforça o sentimento de pertencimento e trabalho em equipe. “Esse prêmio é o resultado de um trabalho coletivo. Nada disso seria possível sem a dedicação do corpo docente da escola, as professoras da Educação Infantil, do Fundamental I, a direção e a nossa coordenadora, que sempre incentivou a inovação pedagógica. Fiquei muito emocionada durante a premiação, porque ela simboliza o esforço de toda uma equipe que acredita na potência das nossas crianças”, comentou emocionada.
Durante a visita técnica à escola, Ivana Carvalho, coordenadora de Responsabilidade Social da CCR Metrô Bahia, São Paulo e Rio de Janeiro, parabenizou a equipe e ressaltou a importância da iniciativa. “É um prazer enorme estar aqui na Bahia e conhecer de perto o trabalho desenvolvido pela Escola Enock Amaral. Quero parabenizar toda a equipe por abraçarem o programa Escolas Baseadas na Natureza e aplicaram com tanta sensibilidade o tema da sustentabilidade no cotidiano das crianças. Essa iniciativa mostra como é possível transformar os espaços escolares em ambientes vivos, de convivência e aprendizagem, conectando a natureza com o dia a dia da comunidade. Com essa iniciativa mais de 500 alunos serão beneficiados e deixarão um legado para as próximas gerações”, disse a colaboradora social.





