A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), avançou nesta terça-feira (7/10) em sua participação no programa “Nós na Rede”, que visa fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), por meio da capacitação contínua de profissionais da saúde mental. O segundo momento presencial da formação foi realizado na Faculdade Unime, localizada na Avenida Luiz Tarquínio Pontes.
A iniciativa do Ministério da Saúde é uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O projeto oferece treinamento completo para os profissionais da saúde, promovendo práticas alinhadas aos princípios do cuidado em liberdade e da redução de danos às pessoas em sofrimento mental. O curso possui 120 horas de carga horária, no modelo híbrido: 90 horas na plataforma online e 30 horas em encontros presenciais.
A atividade é voltada para profissionais de nível médio, técnico e superior, oferecendo atualização e aprimoramento das práticas de cuidado. Em Lauro de Freitas, o primeiro encontro presencial aconteceu no dia 11 de agosto, reunindo profissionais que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes. O programa trabalha em dois eixos principais: acolhimento e cuidado a pessoas com sofrimento psíquico e em conflito com a lei, e acolhimento a pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e outras drogas.
A diretora de Saúde Mental da SESA, Joelma Lacerda, destacou: “O ‘Nós na Rede’ vai além de um curso. Ele qualifica profissionais da rede de atenção psicossocial, incluindo atenção básica, urgência, emergência e consultório na rua. Com 120 horas de formação, incluindo aulas presenciais até fevereiro, o programa promove cuidado eficaz em saúde mental, álcool e outras drogas, com foco em articulação em rede e acolhimento de diferentes grupos”.”
A participação no programa “Nós na Rede” reforça o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a qualificação contínua dos profissionais da saúde e com a promoção de um atendimento humanizado e de qualidade à população, fortalecendo a atenção psicossocial no município.