Débora Regis

Prefeita Débora Regis dá ordem de serviço para construção da USF Capiarara e entrega rádios ao SAMU

Demonstrando o cuidado com a saúde da população de Lauro de Freitas, a prefeita Débora Regis deu, nesta segunda-feira (13/10), a ordem de serviço para a construção da nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Capiarara. O ato aconteceu em Cachoeirinha, no bairro de Jambeiro. Na ocasião, também foram entregues seis rádios portáteis comunicadores ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

Por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), a unidade, que teve as obras iniciadas logo após a assinatura da ordem de serviço, contará com equipes multiprofissionais formadas por médicos da família, dentistas, auxiliares de saúde bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde.

No decorrer do ato, a prefeita Débora destacou a importância da construção da unidade no local, que atende a uma demanda antiga da população, e ressaltou o esforço da equipe municipal para garantir os recursos federais. “Lutamos para não perder o recurso destinado à obra, e conseguimos com muito esforço. Hoje é um momento histórico para a comunidade do Capiarara, pois agora os moradores terão uma unidade exclusiva, e estamos aqui com muita satisfação, e alegria, para autorizar o início dessa construção”, destacou a chefe do Poder Executivo.

A secretária interina da Saúde, Elba Brito, também falou da construção da unidade e da chegada de novos rádios para o SAMU. “A construção da USF representa a ampliação do acesso à saúde para os moradores da região, principalmente na Atenção Básica. Tudo isso só foi possível porque a prefeita Débora, ao assumir, encontrou uma situação de risco de perda desses recursos, mas colocou energia no processo, e conseguimos realizar todas as etapas preparatórias em menos de 10 meses. Hoje, damos início à obra. É um dia histórico para a saúde de Lauro de Freitas,” disse. Ela ainda acrescentou que os rádios entregues ao SAMU irão “aumentar a eficiência nas respostas e proporcionar mais segurança para pacientes e profissionais.”

Presente no evento, o diretor-geral do SAMU, Renê Requião, informou que a chegada dos rádios vai ajudar no desenvolvimento do trabalho da equipe. “A chegada desses seis rádios vai ajudar a diminuir o tempo-resposta das ocorrências e aumentar a sobrevida dos pacientes. Já que muitas das vezes quando a equipe demora de chegar no local por falta de comunicação, ou dificuldade de acesso, e agora poderemos manter contato direto com a central de regulação em Salvador, o que facilitará muito o trabalho,” explicou.

Moradora da localidade, a aposentada Ivanildes Alves, de 81 anos, comemorou a implantação da USF. “Achei muito bom ter a saúde mais perto, porque tínhamos que ir para outros lugares para ter serviço de saúde e agora será mais perto, eu mesma muito idosa para ir para outros lugares”, disse.

A construção da USF Tipo 1 é fruto de recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC), em parceria com a Prefeitura de Lauro de Freitas, e está orçada em R$ 2.000.827,00. O evento contou com a presença do deputado estadual Pedro Tavares, vereadores, secretários municipais, servidores, representantes da imprensa local e membros da comunidade.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *