Prefeitura de Lauro de Freitas inicia pacto pela educação inspirado em referência nacional

A troca de experiências vivida no 2º Encontro de Embaixadores da Educação, realizado no Ceará, ganhou novos rumos em Lauro de Freitas. Nesta quinta-feira (9/10), a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), compartilhou com a equipe de formação e profissionais da rede de ensino as principais inspirações e aprendizados do modelo sobralense de alfabetização referência nacional em resultados. A iniciativa marca um passo decisivo rumo à implantação de uma metodologia inovadora, adaptada à realidade local e voltada para fortalecer o compromisso com a alfabetização de qualidade no município.

A comitiva, liderada pela prefeita Débora Regis e composta por autoridades e representantes da rede municipal, retornou de Sobral com a missão de adaptar as boas práticas e construir um modelo de sucesso baseado em gestão integrada, metas alcançáveis e um pacto coletivo pela aprendizagem.

A secretária municipal de Educação, Tamires Andrade, abriu o diálogo com um convite à colaboração.  “Este é o momento de dialogarmos e definirmos as estratégias. Precisamos juntos personalizar as ações com as características da nossa população e dos nossos alunos. O compromisso pela alfabetização em Lauro de Freitas não será construído apenas dentro da secretaria ele incluirá conselhos, sindicato e a sociedade civil”, destacou Tamires.

Rafael Costa, membro do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (CACS-FUNDEB), também integrou a comitiva e relatou suas impressões: “Eu esperava uma superestrutura, mas as escolas de Sobral são similares, ou até mais simples, que algumas da nossa rede. O que realmente impressiona é a forma como tudo é metrificado, com dados que orientam decisões. Em uma das escolas, as frequências dos alunos são acompanhadas visualmente nas portas das salas índices que chegavam a 100%. Isso é inspirador”, afirmou.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Lauro de Freitas (ASPROLF), Valdir Silva, enfatizou a importância da gestão participativa: “O gestor escolar é o responsável direto pela aplicação dos recursos, o que estimula o uso consciente e eficiente. Precisamos atuar de forma integrada, conselhos, fórum e gestão para que todos falem a mesma língua. Temos excelentes profissionais e ferramentas para sermos também uma referência nacional. É hora de trabalhar em rede”, destacou.

Já a articuladora municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, Antônia Alves Batista, conhecida como Antônia Geny, reforçou a importância de buscar referências sem perder a identidade local: “Sobral é uma referência nacional, mas o nosso desafio é construir uma política educacional sólida e adaptada à realidade de Lauro de Freitas. A Política Municipal de Educação precisa ter diretrizes que resistam ao tempo e mantenham o foco no aprendizado”, pontuou.

O consenso entre os participantes é claro: não é preciso esperar grandes avaliações para medir a qualidade do ensino. A rede municipal deve criar instrumentos próprios de avaliação contínua, ágeis e contextualizados, que permitam ajustes rápidos e eficazes. De acordo com a gestora da pasta de educação, a expedição a Sobral representou muito mais do que uma viagem técnica. “Foi o ponto de partida de um verdadeiro pacto pela educação em Lauro de Freitas um compromisso inspirado em um modelo de sucesso nacional, mas construído com identidade própria. Essa jornada tem como fundamentos a colaboração, o planejamento estratégico, a formação continuada dos educadores e, sobretudo, a convicção de que toda a comunidade deve participar ativamente do processo de alfabetização com qualidade”, concluiu.

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *