Prefeitura de Lauro de Freitas avança em pautas de saúde após escuta com comunidade quilombola do Quingoma
Em uma iniciativa que reforça o compromisso com a equidade racial e o acesso integral à saúde, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), realizou nesta quinta-feira (19/2) uma reunião com representantes da Associação do Quilombo do Quingoma. O encontro teve como foco principal as próximas entregas de equipamentos públicos de saúde na região, incluindo a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Quingoma e a assinatura da Ordem de Serviço para construção de uma maternidade no bairro.
Considerada uma das comunidades tradicionais mais antigas do Brasil, o Quilombo do Quingoma agora terá suas demandas de saúde analisadas sob uma perspectiva que considera sua diversidade social, especificidades étnicas, culturais, territoriais e sua trajetória ancestral. A iniciativa busca reduzir as desigualdades étnico-raciais e combater o racismo institucional no acesso aos serviços de saúde.
A gestora interina da SESA, Elba Brito, destacou a importância do diálogo direto com a comunidade para a construção de políticas públicas mais efetivas. “Estamos discutindo sobre as demandas de saúde da população quilombola; também sobre a residência em saúde da população negra, que vai iniciar em março, e sobre as unidades que estão em pré-implantação, com objetivo de ouvir a comunidade e ampliar a atuação das equipes no território. Foi uma reunião bem proveitosa e importante”, afirmou a secretária.
A ação integra um conjunto de medidas da gestão municipal para melhorar os indicadores de saúde e a qualidade de vida da população quilombola, garantindo que as políticas públicas contemplarem efetivamente as necessidades específicas desse grupo tradicional.

