PT avalia cenário sem Lula candidato à reeleição em 2026
por Léo Barros
As discussões internas no Partido dos Trabalhadores (PT) já começaram em torno de uma possibilidade inédita: Luiz Inácio Lula da Silva, presidente em seu terceiro mandato, pode optar por não concorrer à reeleição em 2026. A informação, divulgada pela jornalista Mônica Bergamo no jornal Folha de São Paulo, destaca que lideranças do partido estão analisando diferentes cenários caso Lula decida encerrar sua carreira política sem tentar um novo mandato.
MISTÉRIO: Professora de Lauro de Freitas é encontrada morta em quarto de hotel em Itapuã
O debate sobre a sucessão interna e externa ao PT se intensifica com a perspectiva de uma eleição sem a candidatura de Lula, considerado um dos maiores líderes da esquerda brasileira. Embora o presidente não tenha feito qualquer declaração oficial sobre o tema, fontes próximas a ele sugerem que, aos 81 anos em 2026, Lula poderia optar por não enfrentar mais uma campanha eleitoral. Essa hipótese levanta questionamentos sobre o futuro do PT e a construção de uma nova liderança capaz de manter a influência do partido no cenário nacional.
Entre os nomes que poderiam emergir, lideranças do PT e aliados destacam figuras como Fernando Haddad, atual Ministro da Fazenda e candidato derrotado à presidência em 2018; e o próprio ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, que já exerceu mandatos como governador da Bahia. Outra possibilidade ventilada é a busca por alianças com outros partidos progressistas para formar uma frente ampla capaz de sustentar o projeto de governo petista, mesmo sem Lula como cabeça de chapa.
O cenário político brasileiro em 2026 pode se ver profundamente alterado caso o presidente decida realmente não concorrer.
Um minuto, por favor…
Agradeço pelo interesse neste artigo! E se você apreciou o conteúdo desse artigo e deseja contribuir, considere fazer uma doação de qualquer valor CLICANDO AQUI